segunda-feira, 11 de maio de 2015

Coincidência nas fotos

A morte do ex-governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, gerou nas capas dos jornais catarinenses uma grande coincidência: o uso das mesmas imagens. Diário Catarinense e Notícias do Dia não só usaram a mesma imagem como criaram layouts extremamente parecidos. Já o A Notícia e Notícias do Dia (versão de Joinvile), apesar de layouts diferentes, vieram também com a mesma fotografia.






Raúl Castro e o Papa

O encontro entre o presidente cubano Raúl Castro e o Papa Francisco, no Vaticano, foi tema principal nas capas dos jornais europeus e de Cuba.













Interação com o leitor



Nos dias de hoje, em que o jornal em papel está cada vez mais perdendo espaço para outras mídias tecnológicas, fica cada vez mais difícil agradar ao leitor.  Isso porque o jornal impresso só chega às casas dos leitores no dia seguinte, ou seja, depois de internet, tv, rádio, smartphone, tablet, redes sociais e afins. Não basta simplesmente noticiar o fato. O jornal impresso tem de se reinventar. oferecer um conteúdo mais abrangente e contundente. Do ponto de vista gráfico, acredito que deva existir uma interação maior entre o jornal e o leitor. E essa interação é feita através de elementos gráficos diagramados nas páginas, que servem de ligação com o leitor, em uma espécie de realidade aumentada.
Essa semana, tive a prova de que o que penso, podendo estar certo ou não, funciona. No dia 8 de maio, publicamos uma página sobre uma pesquisa que indica o cafezinho como a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, ficando atrás apenas da água. E para criar o layout, resolvi fazer algo simples. Aplique duas manchas de café nas bordas da página, como se a xícara de café tivesse sido colocada em cima do jornal, manchando-o. E a resposta veio através de um leitor, que nos enviou e-mail dizendo em um primeiro momento, que iria reclamar do entregador (coitado) do jornal, pois este havia sujado o seu exemplar. Mas depois, percebendo que se tratava de uma arte propositalmente colocada lá, achou a ideia bacana e nos rasgou elogios. Isso significa que não estou tão errado assim na minha maneira de pensar.






domingo, 10 de maio de 2015

Capa espelho

A revista Elle, da editora Abril, está comemorando 27 anos. E para marcar a data, a edição de maio vem com uma capa especial, a capa espelho. Ou seja. Não há foto alguma, apenas as chamadas. E, por ser um papel especial, a leitora se vê refletida na página, sendo assim, a modelo da capa de edição de maio da revista Elle.


Além disso, a equipe da revista criou a hashtag #VoceNaCapa, onde as pessoas poderão postar suas fotos e compartilhar nas redes sociais.

No link abaixo, um vídeo de como foi produzida a capa da edição de maio da Elle.

https://www.youtube.com/watch?v=iXjLz-0-4yg



Dia das mães

As primeiras páginas de hoje, Dia das Mães, dos jornais brasileiros. A Tribuna, entrando na onda dos livros para adultos pintar, presenteia as mães com um suplemento de 8 páginas para pintar e relaxar. E na capa, fizemos a junção desse presente com a matéria especial sobre o Dia das Mães.












Capas das revistas semanais

As capas desta semana das quatro principais revistas de atualidades do País.





Pequeno detalhe que faz a diferença

Esta semana, publicamos uma matéria sobre uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria do Café que mostra o cafezinho como a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás da água.
Já fiz várias páginas sobre o tema. Para essa, resolvi seguir a linha do 'menos é mais'. Ao contrário de outras, onde utilizei vários elementos como grãos de café, pó de café, xícaras, pires e outros recursos, optei por colocar apenas pequenas marcas de café, como se o copinho ou xícara tivessem sido deixados sobre a página, manchando-a com o produto.
Pequenos detalhes que fizeram a diferença. E o resultado foi atingindo.Segundo informações, um leitor chegou a ligar à Redação para reclamar que o entregador do jornal havia manchado a página com café!!!. Isso foi a grande recompensa. Consegui a interação jornal/leitor.